Falso médico que atendia em hospital no Ceará é policial e foi solto em audiência de custódia

O homem teria conseguido a vaga de médico por meio de um grupo de Whatsapp

Foto/Divulgação

O homem suspeito de exercer ilegalmente a medicina, em uma unidade de saúde em Paraibapa, litoral oeste do Ceará, é um soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Khlisto Sanderson Ibiapino de Albuquerque, de 34 anos, foi preso na noite desse sábado (16) e solto horas após, em audiência de custódia. (Com informações do Diário do Nordeste)

O homem teria conseguido a vaga por meio de um grupo de Whatsapp e disse saber que não poderia exercer a Medicina no Brasil.

O Ministério Público do Ceará (MPCE) foi a favor da concessão da liberdade provisória ao custodiado. A Justiça decidiu que a prisão é medida extrema e que seria desproporcional à conduta do autuado. Na decisão, a juíza suspendeu o efeito do flagrante, concedeu a liberdade e dispensou o pagamento da fiança.

A Polícia Militar informou em nota que "o policial em questão encontra-se afastado das suas atividades por meio de licença para tratamento de saúde. Atualmente, encontra-se na situação de agregado por, há mais de um ano, estar nessa condição", acrescentou.

Nesse contexto, a PMCE produz um relatório para abertura de procedimento disciplinar junto à Controladoria Geral de Disciplina (CGD) contra o agente.

Quando detido, Khlisto apresentou aos policiais sua carteira funcional da PMCE e disse ter consciência de que não tinha habilitação para exercer a Medicina no Brasil. Ele disse aos policiais que teria cursado Medicina no exterior, precisamente no Paraguai, e que, por meio de um grupo de Whatsapp, conseguiu vaga para substituir um plantonista no Hospital Público de Paraipaba.

Na versão do suspeito, ele não tinha acesso ao sistema de prontuário e atendia pacientes por meio de um registro profissional feito de forma manual. Para validar as receitas repassadas, se valia de um carimbo que teria sido emprestado por um médico do Rio Grande do Norte.

Ele ainda afirmou que estava de licença do serviço de policial militar e que teria entrado em um grupo de Whatsapp composto por médicos, onde negociavam trocas de plantões, para complementar a renda e sustentar os filhos.

Com o suspeito foram apreendidas dezenas de caixas de medicamento, incluindo ansiolíticos para ansiedade. Também foram recolhidas uma pistola e munições.

INVESTIGAÇÃO

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a conduta de Khlisto será investigada pela unidade policial do município: "O homem foi conduzido à Delegacia Metropolitana de Caucaia, unidade plantonista da PC-CE. O caso será investigado pela Delegacia Municipal de Paraipaba".

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.