Papa aceita renúncia do Bispo de Iguatu, dom Edson de Castro Homem

A Nunciatura Apostólica comunicou na manhã desta quarta-feira, 24 de fevereiro, a decisão do Papa Francisco em aceitar o pedido de renúncia de dom Edson de Castro Homem, até então bispo de Iguatu (CE), em acordo com o previsto no cânon nº 401 do Direito Canônico.

Foto/Reprodução

Dom Edson de Castro Homem foi nomeado bispo diocesano de Iguatu (CE) no dia 6 de maio de 2015, pelo Papa Francisco, transferindo-o da sede titular de Muzia e do ofício de auxiliar na arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. A informação é que a renúncia se dá por problemas de saúde.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao tomar conhecimento da aceitação de renúncia de dom Edson de Castro Homem se manifestou em uma nota de agradecimento, leia abaixo;

Estimado irmão, Dom Edson de Castro Homem,

Ao receber a notícia da decisão do Papa Francisco, em aceitar seu pedido de renúncia, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) une-se ao povo de Deus na Diocese de Iguatu (CE), manifestando gratidão pelo seu pastoreio durante os últimos 16 anos, seis dos quais dedicados à essa Igreja particular.

Seu ministério episcopal teve início em 16 de fevereiro de 2005 como titular de Muzia e auxiliar na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, na qual destaca-se o seu serviço à educação. Ministério que continuou na dedicação ao povo de Deus na Igreja particular de Iguatu (CE).

Que a mesma alegria e disponibilidade de cumprir a vontade do Senhor possam acompanhá-lo em sua emeritude.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.