Ceará tem um dos meses de março mais chuvosos das últimas décadas

A média histórica para o período é de 203.4 milímetros e o acumulado deste ano foi de 279.9 milímetros 


Com o acumulado de 272.9 milímetros, este mês março de foi o segundo mais chuvoso dos últimos 33 anos no Ceará, ficando atrás apenas de 2008, quando a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações de 332.5 mm. A média histórica para o período é de 203.4 milímetros. Com informações do G1

As volumosas chuvas garantiram recarga hídrica aos principais açudes cearenses. No acumulado deste mês de março, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) registrou aporte de 2,43 bilhões de metros cúbicos nos 155 reservatórios monitorados pelo órgão. Em igual período do ano passado, este índice foi de 680 milhões de metros cúbicos.

Este resultado positivo também se dá pela regularidade das chuvas nestes três primeiros meses do ano, que ficaram acima da média histórica. Nos últimos 33 anos, isso só aconteceu em outras seis vezes. Porém, o acumulado total de 607 milímetros, nestes três primeiros meses de 2020 é o maior entre eles.

Outro fator importante é que as precipitações não tem se concentrado apenas em regiões historicamente favorecidas. O resultado é que, até ontem (31), 33 açudes do Ceará estavam sangrando.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.