Todas as regiões do Estado receberam precipitações
As chuvas atingiram pelo menos 96 municípios cearenses entre a terça-feira (26) e esta quarta-feira (27), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado às 10h05. Todas as regiões do Estado receberam precipitações.
No Cariri, 19 municípios tiveram chuvas. O maior registro da região ocorreu em Barbalha, com 42 milímetros. A cidade de Viçosa do Ceará, na Região da Ibiapaba do Estado, recebeu 76,2 milímetros de chuva. É a maior precipitação do Ceará neste intervalo de 24 horas.
Além de Viçosa do Ceará, as cidades de Beberibe, Uruburetama e Santa Quitéria receberam bons volumes de chuva sendo 51 mm, 46 mm, 44 mm respectivamente. O Vale do Jaguaribe onde estão localizados os dois maiores açudes do Ceará, o Castanhão e o Orós, também recebeu precipitações. Foi registrado chuvas em 14 municípios. Destaque para Morada Nova (28 milímetros) e Jaguaruana (26 milímetros).
A Plataforma de Coleta de Dados (PCD) localizada no bairro Aldeota registrou, no intervalo entre 10h e meio-dia desta quarta, chuva de 29,4 mm em Fortaleza. Por meio da observação das imagens da rede de radares mantida pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações seguem sendo registradas na Capital e áreas vizinhas. Para hoje, a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva durante o período da tarde. Já à noite, seguirá com cobertura variada de nuvens.
Maiores chuvas por Municípios no dia:
No Sertão Central e Inhamuns choveu em 13 das 14 cidades monitoradas pela Funceme. A maior chuva ocorreu em Santa Quitéria com 44,4 milímetros. Segundo a Funceme, o cenário é propiciado para as chuvas devido a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste, padrão observado nos últimos dias. [Portal DM com informações do G1]