A turma do 4º ano da escola José Enéas Pinheiro no Bairro Bom Acerto recebeu as profissionais para a palestra
A Secretaria de Saúde de Milhã através da coordenadora da Atenção Primaria, Paula Pinheiro, e da enfermeira, Ligia Pinheiro, com apoio do secretário de Saúde, Charles Pierry e do prefeito, Darlan Dantas, ofertam serviço de Educação em Saúde.
O tema atualmente abordado é a Virose da Mosca. A turma do 4º ano da escola José Enéas Pinheiro no Bairro Bom Acerto em parceria com Professor Neto e Núcleo Gestor da referida escola receberam as profissionais da saúde em mais uma palestra.
Virose da Mosca
Infecção do trato gastrointestinal (Gastroenterite) transmitida pelo consumo de alimentos que tiverem contato com a Mosca (Musca domestica Linnaeus).
SINTOMAS
Febre
Dor no corpo
Desconforto abdominal
Vômito
Diarréia
Coriza
Moleza
Ardência nos olhos
CAUSAS
Devido ao período de chuvas, as moscas e outros insetos, acabam proliferando muito mais e contaminando o ambiente. Quando a mosca pousa no alimento, transmite diversas bactérias, fungos e vírus. Aumentando ainda mais os casos da doença.
TRATAMENTO
Se for viral, os sintomas são mais brandos e costumam desaparecer em até 5 dias. Se for bacteriana, os pacientes ficam mais debilitados e com quadros mais intensos de febre alta e diarreia.
É preciso ter cuidado especial com as crianças, que ainda estão em processo de fortalecimento da imunidade e por isso sofrem mais. O principal risco é de desidratação. Os pais precisam ficar em alerta com os primeiros sintomas e dar sempre bastante líquido às crianças. Em caso de suspeita de Dengue Hemorrágica, leve urgentemente ao hospital!
PREVENÇÃO
Tomar muita água para evitar desidratação;
Manter a higiene do ambiente e dos alimentos;
Evitar lixeiras próximas a fogões, pias e geladeiras.
Não deixar acumular o lixo mais de 4 dias dentro de casa;
Lavar o fundo do recipiente onde é colocado o lixo com água sanitária 1 vez por semana;
Utilizar um prato ou outro utensílio para tapar a comida, evitando deixá-la exposta;
Não comer comida que esteve em contato direto com moscas;
Colocar redes contra moscas e mosquitos nas janelas;
Usar mosquiteiro para dormir, especialmente no caso dos bebês.