Maior açude de Quixeramobim (CE), Fogareiro volta a sangrar após 11 anos

O Fogareiro, construído 1996, é o quarto maior açude da bacia em que está situado

Foto/Divulgação

O açude Antônio Ferreira Antero, o Fogareiro, localizado no município de Quixeramobim, no Sertão Central, sangrou nesta terça-feira, 11, após atingir sua capacidade máxima de 118 milhões de m³. A informação foi confirmada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). As informações saõ do Blog Quixeramobim Agora

Um marco histórico para Quixeramobim e para a Bacia do Banabuiú, o Fogareiro, construído 1996, é o quarto maior açude da bacia em que está situado. A última vez em que havia transbordado foi em 12 de setembro de 2011, há quase 12 anos. Ele sangra uma semana após a Barragem de Quixeramobim, que verteu no dia 2 de abril.

O açude se recuperou em sua totalidade em 2023, já que, conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o reservatório havia começado o ano com apenas 2,52% de sua capacidade, com quase 3 milhões de litros armazenados. Desde então, a população de Quixeramobim ansiava pelo início da quadra chuvosa para que o Fogareiro tivesse aporte e voltasse a trazer segurança hídrica para a cidade, que já estava passando por racionamento hídrico.

Apesar de ter iniciado 2023 com 2,52% de sua capacidade, este não foi o menor nível em que o reservatório chegou no ano. Em 14 de março, sem aporte e abastecendo a sede urbana de Quixeramobim, o Fogareiro desceu para 2,09% (2 milhões e 460 mil litros). No dia seguinte, passou para 2,14%, mas encolheu para 2,12% em 17 de março.

O Fogareiro começou seu processo de recuperação de forma contínua em 18 de março, passando para 2,33%, e crescendo seu volume armazenado de forma rápida em razão das chuvas que caíram sobre Quixeramobim e também por seus afluentes, a maioria em Boa Viagem, chegando a 10,93% no dia 25 do mesmo mês e a 50,32% no dia 4 de abril.

Com a sangria do açude Vieirão, em Boa Viagem, o Fogareiro recebeu aporte de 2 metros e 10 centímetros em 24 horas, e passou de 50,32% para 73,26%, chegando a 91,84% nesse sábado, 8.

A recuperação do Fogareiro traz conforto hídrico para os quixeramobinenses que convivem, há mais de 10 anos, com escassez. As águas do açude, agora, contribuirão, após passar pela Barragem de Quixeramobim, para o aumento de volume do açude Arrojado Lisboa, o Banabuiú, terceiro maior reservatório do Ceará.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.