Paróquia de Senador Pompeu realizará missa em louvor às almas da Barragem do Patu

O ato acontecerá no segundo domingo do mês de novembro (14/11)

Foto/Divulgação

Padre Gil confirmou nesta terça-feira, 19/10, que as Festa Religiosa Popular que é Patrimônio Imaterial Pompeuese será realizada com uma celebração eucarística em homenagem às Almas da Barragem do Patu no segundo domingo do mês de novembro (14/11).

Padre Gil - Foto/Divulgação

Romaria Popular criada em 1982, por Padre Albino Donati, recém chegado à paróquia, ao perceber a devoção às Almas da Barragem procurou saber da história e a partir de então chamou os paroquianos e as pessoas que eram devotas das santas almas, fizeram uma caminhada até o cemitério da barragem e lá fizeram uma celebração.

A partir dessa iniciativa nasceu a tradição da caminhada da seca, que assim como a primeira, acontece sempre no segundo domingo de novembro. Hoje é um patrimônio imaterial de cunho religioso, cultural e histórico do Ceará.

Fé marca o momento religioso - Foto/Divulgação

A Caminhada da Seca é um evento religioso, histórico e cultural, que acontece em Senador Pompeu, desde o ano de 1982, em homenagem aos sertanejos e sertanejas que morreram no campo de concentração da seca de 1932.

Neste ano de 2021, por motivos da pandemia a Paróquia Nossa Senhora das Dores realizadora do referido evento optou realizar a celebração campal em frente ao Cemitério das Almas da Barragem, localizado ao lado da Serra do Patu na Comunidade de São Francisco da Barragem. O evento religioso faz parte do calendário diocesano da Diocese de Iguatu.

Foi através desse imaginário, da dor, do flagelo, da martirização, na compreensão de que o sofrimento eleva a alma ao plano da salvação, que nasceu a devoção e fé nas Almas da Barragem, o povo virou santo, um santo coletivo. Com a devoção veio as promessas e os relatos de graças alcançadas.

Dr. Valdecy Alves - Foto/Divulgação

“A CAMINHADA É UM ATO RELIGIOSO PARA AS PESSOAS AGRADECEREM AS GRAÇAS ALCANÇADAS EM PROMESSAS FEITAS COM AS ALMAS DA BARRAGEM. É UMA FORMA DE MANTER VIVO O FATO DO MARTÍRIO OCORRIDO E DE RESISTÊNCIA POPULAR, ATRAVÉS DA RELIGIÃO POPULAR À OPRESSÃO DO ESTADO BRASILEIRO, QUE ATE´OS DIAS ATUAIS, NÃO CONSEGUE IMPLEMENTAR, NEM GARANTIR A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS MÍNIMOS, INERENTES À ESSÊNCIA DE QUALQUER ESTADO OU REPÚBLICA.” - Dr. Valdecy Alves.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.