O raro sintoma que atinge mãos e pés: 'Dedos de Covid'

Os 'dedos de covid' podem acontecer em qualquer idade, mas afeta mais comumente crianças e adolescentes

Foto/Divulgação - Getty Images/Via BBC

Cientistas dizem ter descoberto por que algumas pessoas que contraem Covid-19 desenvolvem lesões semelhantes à frieira nos dedos dos pés e até mesmo nos das mãos. Os chamados 'dedos de covid' parecem ser resultado da ação do próprio sistema imunológico que ataca o corpo do indivíduo após a infecção. A informação é do G1

Os pesquisadores afirmam ter identificado as partes do nosso organismo envolvidas nesse processo. As descobertas, publicadas na revista científica British Journal of Dermatology, podem ajudar nos tratamentos para aliviar os sintomas.

O que são os 'dedos de covid'?

Os 'dedos de covid' podem acontecer em qualquer idade, mas afeta mais comumente crianças e adolescentes. Para algumas pessoas, a reação é indolor, mas para outras a erupção pode causar dor extrema e coceira, acompanhada de bolhas e inchaço.

A escocesa Sofia, que tem 13 anos, mal conseguia andar ou usar sapatos quando desenvolveu 'dedos de covid' no início deste ano. Em entrevista à BBC, ela contou como, durante o verão, passou a depender de uma cadeira de rodas para caminhadas mais longas.

A pele afetada — geralmente os dedos dos pés, mas às vezes os das mãos — pode apresentar coloração vermelha ou roxa. Algumas pessoas desenvolvem protuberâncias elevadas e dolorosas ou áreas de pele áspera. Também pode haver pus.

A condição pode durar semanas ou até mesmo meses.

Frequentemente, quem sofre de 'dedos de covid' não apresenta nenhum dos sintomas clássicos da covid-19, como tosse persistente, febre e perda ou alteração no odor ou no paladar.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.