Deputado Idilvan Alencar fala sobre a necessidade de um “pacto pela recuperação da aprendizagem”

Idilvan é autor de importantes projetos de lei, na Câmara dos Deputados, sobre educação na pandemia

Foto/Divulgação

O deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE) chamou a atenção, nas suas redes sociais, para um assunto muito pertinente para a educação: recuperação da aprendizagem.

A pandemia de Covid-19 paralisou as aulas presenciais e obrigou estudantes, profissionais e gestores da educação a se adaptarem ao ensino remoto. Porém, essa modalidade não atinge todos os alunos, por diversos fatores, o que causa perdas na aprendizagem.

“Desde que as aulas presenciais foram interrompidas, em março de 2020, que tenho chamado a atenção para os impactos dessa interrupção e o que podemos fazer”, disse Idilvan. “Apresentei projetos de lei para debater o retorno às aulas, para comprar conexão e tablets para estudantes, para repassar dinheiro para as escolas se adaptarem para o retorno, para repor o orçamento da educação”, completa.

Segundo o parlamentar, existe a necessidade de um grande “pacto pela recuperação da aprendizagem”, para avaliar o impacto das perdas e propor os mecanismos para a recuperação do tempo perdido.

“Sem isso, não iremos recuperar as perdas. Vamos precisar dessa estratégia para cada estudante e escola, como venho falando há algum tempo”, disse.

Idilvan é autor de importantes projetos de lei, na Câmara dos Deputados, sobre educação na pandemia. Dentre eles, destaque para o PL 2949/20, que propõe uma estratégia nacional de retorno às aulas, e o PL 3477/20, que foi aprovado e se tornou a Lei de Conectividade nº 14.172, que destina R$ 3,5 bilhões para acesso à internet por alunos e professores rede pública.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.