Exército diz que não recebeu recursos de ministério e cancela Operação Carro-Pipa em regiões secas do Ceará

A decisão foi comunicada na segunda-feira (4) por meio de nota

Foto/Divulgação: G1/Ceará

O Exército suspendeu a distribuição de água em algumas regiões afetadas pela seca no Ceará, reduzindo em 50% a Operação Carro-Pipa, que leva água até cisternas de residências e comunidades no sertão cearense. A informação é do G1/Ceará

A decisão foi comunicada na segunda-feira (4) por meio de nota pelo 40º Batalhão de Infantaria, na cidade de Crateús, que alega falta de recursos que deveriam ser transferidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informa que será realizada, mesmo sem a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 ter sido aprovada, a primeira descentralização de recursos do ano para a Operação Carro-Pipa (OCP) nesta terça-feira (5).

"De acordo com a legislação, é permitido o repasse de 1/12 do montante previsto na LOA para o período, que corresponde a R$ 7,5 milhões. O recurso será descentralizado para o Exército Brasileiro executar a Operação no semiárido no mês de janeiro. A Pasta ressalta, ainda, que busca alternativas no âmbito do Governo Federal para garantir a execução da Operação em sua integralidade e evitar prejuízos. Vale ressaltar que em 2020 todo o recurso solicitado pelo Exército para a execução da Operação foi repassado e que no final do ano R$ 40 milhões foram devolvidos ao MDR por não terem sido executados".

O tenente-coronel André Costa Campelo afirmou que a "distribuição de água somente começará após esta Organização Militar Executora receber os recursos financeiros necessários para pagamento dos prestadores de serviço, a serem descentralizados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional”.

Atualmente, dos 155 açudes monitorados pelo Governo do Estado, 65 têm menos de 30% da capacidade máxima. O maior reservatório do estado, o Castanhão, tem apenas 11% do volume.

O Sindicato dos Pipeiros do Ceará estima que cerca de 170 caminhões-pipa e 50 mil famílias foram afetados com a medida nas áreas que mais sofrem com a seca no Ceará: Sertão de Crateús, Inhamuns e Cariri Oeste.

O diretor do Sindicato dos Pipeiros do Ceará, Eduardo Aragão, pontuou que a decisão "surpreendeu" a categoria.

“Sem dúvida a medida traz prejuízo para as famílias que necessitam da água e agora terão de buscar outras fontes, como açudes e poços, que têm água poluída e salobra.”

A medida afeta de imediato o primeiro ciclo de distribuição de água de beber e cozinhar para cerca de 50 mil famílias moradoras de áreas rurais de Tauá, Parambu, Campos Sales, Salitre, Crateús, Monsenhor Tabosa, Aiuaba e Arneiroz.

Além do 40º Batalhão de Infantaria, em Crateús, o 23º Batalhão de Caçadores e o 10º Depósito de Suprimentos (D Sup), em Fortaleza, participam da Operação-Pipa do Exército, contratando caminhões e definindo rotas para outras regiões do Ceará. No total, são cerca de 400 caminhões contratados atualmente.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.