Setembro Amarelo: um em cada dois brasileiros já pensou em suicídio, aponta pesquisa

Além disso, a pesquisa revelou que 72,69% das pessoas no Brasil conhecem alguém que já tentou ou cometeu suicídio


Você conhece alguém que já tentou cometer suicídio? Um estudo realizado com mais de mil e quinhentos entrevistados em todo o Brasil pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, revelou que um em cada dois brasileiros já pensou em tirar a própria vida. Além disso, a pesquisa revelou que 72,69% das pessoas no Brasil conhecem alguém que já tentou ou cometeu suicídio, e 51% do total de brasileiros já perderam alguém dessa forma.

Suicídio: setembro amarelo é o mês de campanha à prevenção

Em 2019, o levantamento feito pela Hibou revelou resultados ainda mais alarmantes no que diz respeito à depressão no Brasil.

Conforme a pesquisa, 80% dos brasileiros conhecem alguém que esteja atualmente sofrendo de depressão, e 93,5% do total de entrevistados já escutou alguém dizer “isso é frescura” para uma pessoa com depressão.

Além disso, 47,1% dos entrevistados concordaram que o Instagram deixa as pessoas mais deprimidas.

É quase um consenso: 99,81% das pessoas acreditam que a depressão pode levar ao suicídio no Brasil.

Qual a média de idade das pessoas que tentaram tirar a própria vida e sofrem de depressão?

A média da idade das pessoas que tentaram ou cometeram suicídio ficou entre 26 e 27 anos, sendo a maioria pessoas da família ou amigo próximo (54%), seguido de amigo de convivência (29,76%), familiar distante ou conhecido (29,33%), e colega de trabalho (16,09%).

De acordo com os entrevistados, 36% disseram que as vítimas demonstraram desinteresse total na vida; 34,91%, que se afastaram de interações sociais; 27,16%, que ficaram mais silenciosas que o normal, e 20,43% que começaram a dormir muito.

O que dificulta a situação é que 25% disseram não terem notado nenhum sinal de comportamento suicida por parte da pessoa, o que é um número extremamente alarmante.
Uma em cada duas pessoas já pensaram em tirar a própria vida

48,73% da população afirmam ainda que já pensaram em tirar a própria vida, o que corresponde uma a cada duas pessoas.

Destes, quase metade (45,46%) disse que não buscou ajuda para tirar os pensamentos da cabeça, mas outros disseram procuraram tratamento com psicólogos (21,83%), psiquiatras (20,83%) ou terapias alternativas (16,5%).

19,92% reportaram ainda buscar a ajuda de amigos, e 14,09%, conversas com a família.

Dos respondentes que já pensaram em cometer suicídio, 72,08% afirmaram que não possuem mais esse tipo de pensamento, mas 27,92% disseram que ainda pensam em tirar a própria vida.

Quando questionados sobre os fatores que acreditam que contribuem para o aumento de casos de depressão nos últimos anos; 61,89% dizem que é a falta de perspectiva econômica e o desemprego; 60,09% atribuem à falta de expectativa de vida, segundo eles, o excesso de informação gera confusão interna.

Por fim, 51,81% afirmam serem dúvidas existenciais; 51,68% atribuem ao aumento do uso de internet e redes sociais; 45,27%, cobranças familiares; 28,77%, sedentarismo e falta de exercícios; 25,53%, queda na religiosidade; 12,52%, jogos eletrônicos e RPG; 9,78%, o conteúdo de filmes e séries; 8,66%, as rixas entre amigos e familiares por motivos políticos; 8,47%, hábitos alimentares e 4,55% das pessoas acreditam que pelas mudanças climáticas e desafios ecológicos.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.