Casa de taipa de dois andares viraliza na internet

O caso ganhou repercussão nas redes sociais


Uma casa construída com antiga técnica, chamada taipa de mão, tem atraído bastante atenção na internet e no interior do Maranhão. Apesar da construção ser bem simples, não se trata de uma casa de taipa comum: ela possui dois andares.

A reportagem da TV Mirante apurou que a estrutura está localizada no povoado Cocal, a 60 quilômetros da sede do no município de Alto Alegre do Pindaré (MA).

A estrutura é montada com madeira e barro, técnica de origem africana bastante utilizada no interior do estado, principalmente pelas famílias de baixa renda porque sai bem mais em conta do que uma construção de tijolos.

A 'duplex de taipa', chamada na região, foi construída por Luís Carlos Carvallho, de 42 anos, dono do imóvel, que fez questão de mostrar a residência por fora e por dentro. Ele disse aprendeu a fazer a casa de taipa com o pai dele, mas desta vez fez diferente.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais. Muita gente que passa pelo local tira fotos e faz muitos elogios ao Luís Carlos.

Geralmente, casa de taipa não é uma estrutura forte, mas o construtor teve o cuidado de fincar em cada um dos quatro cantos uma única coluna de madeira que vai do solo ao teto, cada uma delas com mais de 1 metros para dentro do chão.


Teto é feito de piquizeiro, que é resistente ao cupim, bem como a sacada construída no piso superior.

Na casa moram três pessoas, Luís e os dois filhos. Em baixo funciona a oficina dele mais o quarto e cozinha, em cima, o quatro dos meninos.

Telhas de amianto foram compradas na cidade. Ele lembra que o valor foi R$ 210, 00 somando o que ele pagou para um amigo trazer a madeira do mato, o total ficou na faixa de R$ 500,00.

A mão de obra foi feita por ele e amigos, estes que não cansam de admirar a obra a criatividade do vizinho.

"Coisa de Deus! Deus acompanha ele e dá orientação para ele fazer as coisas que ele quer. É uma pessoa inteligente!", relata o lavrador José Raimundo Pereira, lavrador.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.