Tradicional Festa do Pau da Bandeira em Barbalha, no Ceará, reúne milhares de pessoas

Com direito a banda, a caminhada pelas ruas de Barbalha começou cedo


Um dos mais tradicionais festejos cearenses, a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio abre o mês de junho em Barbalha, município do Cariri cearense, com café da manhã, missas, cortejos e preparos para o hasteamento do mastro. 

Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a festa deve contar com cerca de 350 mil pessoas participando dos festejos, de acordo com a Secretaria de Cultura do município, e ainda atrair aproximadamente 600 mil pessoas até o dia 13 de junho.

Com direito a banda, a caminhada pelas ruas de Barbalha começou cedo. 

O governador Camilo Santana (PT), natural de Crato, esteve presente mais cedo em uma das missas. “Além de ser uma festa popular e religiosa, pessoalmente pra mim, tem um simbolismo muito forte. Me lembra minha infância e adolescência, eu que praticamente vinha a quase todas as festas. É sempre uma alegria, como governador, vir aqui prestigiar essa festa”, refletiu Camilo desejando uma boa festa para todos na cidade.

Por volta de 12h o Pau da Bandeira, com cerca de 26 metros e pesando duas toneladas, começou a ser carregado em clima de diversão e deve ser hasteado às 18h como parte da programação. Shows de forró dão continuidade aos festejos na cidade.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.