O Universidade Federal do Ceará informou que não confirmou se os fatos ocorreram no campus, mas repudia o crime recorrente de abandono de animais
Pelo menos cinco gatos e um pombo foram envenenados no campus Porangabussu da Universidade Federal do Ceará (UFC) na madrugada deste sábado (25). O caso foi percebido por um dos funcionários da limpeza, que encontrou três dos felinos e a ave mortos, no estacionamento do local, além de outros dois gatos agonizando.
A servidora pública Maria Naires Alves relatou que outros quatro gatos sumiram. Os animais costumam morar nos arredores do campus universitário e são cuidados por alguns servidores e alunos do local.
"Eu e um grupo de voluntários damos assistência para animais abandonados aqui no campus. Hoje, sábado, não é dia da gente trabalhar, mas um senhor que trabalha no setor de limpeza da UFC me ligou de manhã dizendo que tinham gatos mortos e outros agonizando", disse a servidora.
Segundo Naires, não é a primeira vez que animais são envenenados propositalmente no campus. "Quem fez isso com os gatos foi muito estratégico, porque fizeram isso da sexta para o sábado, sabendo que no sábado a gente não tá no campus trabalhando", relatou.
O grupo tentou registrar a denúncia na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, mas a unidade não estava aberta durante este sábado.
O Universidade Federal do Ceará informou que não confirmou se os fatos ocorreram no campus, mas repudia o crime recorrente de abandono de animais em seus campi, além de qualquer ato criminoso contra a vida.
Crime
De acordo com o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, pode ser preso e ficar detido de três meses a um ano, incluindo pagamento de multa.
- Portal DM | G1/Ceará -