Milhã recebeu a Comunidade Indígena da Aldeia Tapeba na 1ª Feira Indígena do município

Evento teve apoio da Prefeitura de Milhã por meio da Secretaria de Educação

Fotos // Reprodução

No mês de abril é comemorado o Dia dos Povos Indígenas, e a Prefeitura de Milhã por meio da Secretaria da Educação apoiaram a Escola Euclides Pinheiro de Andrade em um evento marcante para a cultura local, que foi a 1ª Feira Indígena do município, que ocorreu nos dias 29 e 30 de abril.

No dia 29 ocorreram apresentações para alunos da Escola Euclides e Escolas do município. Já no dia 30 ocorreu a inédita apresentação da Comunidade Indígena da Aldeia Tapeba. Foi a primeira vez que um evento do tipo aconteceu em solo milhaense.

O povo indígena Tapeba habita áreas do município de Caucaia na Região Metropolitana de Fortaleza. Eles lutaram por muito tempo para conseguir a efetivação do seu direito ao território. Expropriados de suas terras, os Tapeba foram levados a ocupar domínios da União e a residir em bairros do perímetro urbano de Caucaia. Depois de mais de 35 anos de luta, em 2017, a Terra Indígena Tapeba foi declarada com 5 mil hectares. De acordo com o Instituto Socioambiental, a população atual é de aproximadamente 6600 indígenas e 20% da área estão sobrepostos à Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará.

Segundos os organizadores a feira teve o propósito de despertar o respeito pela cultura dos povos originários bem como incentivar a busca por conhecer os seus costumes e crenças.

Siga o DM no Instagram - Clique AQUI

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.