Seis grandes açudes no Ceará voltam a sangrar após mais de 10 anos

Resevatórios vivenciaram esse fenômeno novamente depois de mais de uma década

Foto/Divulgação - Arquivo Pessoal do Portal DM

As chuvas que caíram no Ceará nos dois primeiros meses da quadra chuvosa, fevereiro e março, se mostraram tão relevantes que 59 açudes estão sangrando - e seis deles vivenciaram esse fenômeno novamente depois de mais de uma década, segundo monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). 

Conforme a Companhia, o monitoramento sistemático e continuado permite conhecer o regime hidrológico de cada açude, e assim saber “a capacidade e a garantia do atendimento das demandas hídricas” das regiões onde eles estão localizados.

AÇUDE CACHOEIRA

As intensas precipitações no Cariri permitiram que o açude Cachoeira, no município de Aurora, sangrasse no dia 14 de março. Foram 14 anos sem que o reservatório atingisse sua capacidade máxima de 34,3 milhões de metros cúbicos - a última vez foi em maio de 2009.

AÇUDE PATU

O Patu, no município de Senador Pompeu, atingiu 100% de sua capacidade e começou a sangrar no dia 27 de março, fato que a população de lá não via há 12 anos.

AÇUDE RIACHO DO SANGUE

Após 12 anos de espera, a população de Solonópole finalmente reviu a sangria do açude Riacho do Sangue, que também atingiu sua capacidade máxima (58,4 milhões de metros cúbicos) no fim de março.

AÇUDE QUIXERAMOBIM

Na noite do último domingo (2), uma multidão esteve na ponte da Barragem de Quixeramobim para vê-la sangrar. Segundo a gestão municipal, a estimativa antes da estação chuvosa era que a cidade só teria água para mais dois meses.

AÇUDE VIEIRÃO

Com 20,7 milhões de metros cúbicos, o Vieirão de Boa Viagem havia sangrado pela última vez em maio de 2011. Depois de 12 anos, voltou a verter na última segunda (3).

AÇUDE JENIPAPEIRO

O Jenipapeiro, em Deputado Irapuan Pinheiro, que tem capacidade para 14,6 milhões de metros cúbicos, foi outro que voltou a sangrar nesta quinta-feira (6). O fenômeno não era visto desde maio de 2011, ou seja, há quase 12 anos.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.