ACS e ACE valorizados em Milhã
O prefeito de Milhã, Alan Macêdo (PL), encaminhou ao Legislativo um Projeto de Lei - PL para conceder o novo piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, em cumprimento à emenda constitucional Federal nº 120/2022. O PL foi aprovado em sessão extraordinária na manhã desta terça-feira, 12 de julho, na Câmara de Vereadores, por todos os parlamentares presentes na Sessão.
Após a aprovação, a nova lei será sancionada pelo prefeito para que seja possível a efetivação do pagamento.
Milhã conta com esses profissionais que visitam as casas das famílias, no processo de busca ativa e escuta qualificada, com a finalidade de orientar as pessoas, quanto à saúde e prevenção, desempenhando função importante na Política de Atenção Básica, pois são profissionais fundamentais na composição das equipes da Estratégia de Saúde da Família.
Para o prefeito Alan, esta é uma valorização pelo trabalho prestado por estes profissionais. “São profissionais importantes para a saúde do município, sendo o elo principal entre Secretaria de Saúde e comunidade. Agora, vamos seguir trabalhando fortemente para atender a população”, declarou Alan.
O prefeito disse ainda que conceder o ajuste a esses servidores é uma forma de reconhecer o trabalho e dedicação destes profissionais. “São profissionais que fazem um trabalho importante e muito bom. Ficamos contentes com essa valorização e queremos que o trabalho siga sendo feito com excelência”, explanou.
Outro Projeto de Lei aprovado também e de muita significância foi o de instituir o auxílio deslocamento para ambas as categorias, que era um direito já previsto em Lei Federal, entretanto nunca tinha sido regulamentado no município.