Projeto do deputado Queiroz Filho requer reconhecimento histórico do campo de concentração de Senador Pompeu

Em julho de 2019, o sítio foi tombado “patrimônio histórico-cultural municipal” após décadas de espera

Foto/Divulgação

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará, na quinta-feira, 23, um projeto de lei que busca o reconhecimento da relevância histórica e cultural da Vila dos Ingleses, no município de Senador Pompeu, no Sertão Central cearense. Mais conhecido como Sítio Histórico do Campo de Concentração do Patu, o lugar aglomerava milhares de refugiados da seca no estado, na década de 1930. O local é o único dos dez campos de concentração instalados no Ceará, entre 1915 e 1932, que permanece com ruínas de pé. No total 12 construções de estilo neo-colonial, abandonadas por empresas inglesas que iriam construir o Açude do Patu. O local chegou a receber aproximadamente 20 mil flagelados da seca no estado. A estimativa é de que 8 a 12 mil deles tenham morrido de fome e doenças no lugar, dado não oficializado pela falta de certidões de óbito. As informações são do Jornal O Povo.

Em julho de 2019, o sítio foi tombado “patrimônio histórico-cultural municipal” após décadas de espera. A nova proposta que tramita na ALCE é reconhecer e preservar a estrutura do antigo campo de concentração.

Autor da proposta, o deputado estadual Queiroz Filho (PDT), argumenta que a medida também serve para que se amplie o debate acerca da questão hídrica no estado.

“A seca sempre vai existir, mas é possível conviver com ela, tanto que há eficientes obras sendo tocadas, como a transposição do Rio São Francisco e o projeto de dessalinização da água do mar", argumenta o parlamentar sobre o tema.

O deputado defende que a ausência de registros físicos tende a “relegar ao esquecimento” uma parte difícil da história do Ceará.

"É importante avaliar o impacto que esse período histórico teve, pois temos exemplos de dois campos de concentração que existiram no município de Fortaleza, gerando duas comunidades, do Pirambu e do Alagadiço, e a favela dos Trilhos, que se desenvolveram de maneira desigual em relação a outras áreas da capital”, cita o parlamentar, lembrando dois outros campos levantados no Ceará. Além de Senador Pompeu e da capital, em 1932, também foram instalados "campos de concentração" em Ipu, Quixeramobim, Crato e Cariú.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.