Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados para 2022, aponta pesquisa

A margem de erro da pesquisa é de 3,2% para mais ou para menos

Foto/Divulgação - (Miguel Schincariol/Evaristo Sá/Getty Images)

Poucos dias após ter suas condenações anuladas e de o juiz Sergio Moro ser considerado suspeito para julgar os processos da Operação Lava Jato em que era réu, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já aparece ligeiramente à frente, mas em empate técnico com Jair Bolsonaro (sem partido), em pesquisa XP/Ipespe de intenções de voto para 2022.

Segundo o levantamento divulgado na segunda-feira (5), na simulação estimulada do primeiro turno, em que o eleitor escolhe seu candidato entre opções apresentadas pelo entrevistadores, as intenções de voto no ex-presidente no primeiro turno saltaram de 17%, em maio de 2020, para atuais 29%. Com isso, Lula surge tecnicamente empatado com Bolsonaro, que aparece com 28% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de 3,2% para mais ou para menos. Ciro Gomes aparece com 9%, mesmo percentual alcançado por Sergio Moro.

Já na simulação espontânea, quando o entrevistado responde o nome que quiser, Lula aparece com 21% das intenções de voto e Bolsonaro, com 24%. Ambos estão empatados tecnicamente também nesse índice, dentro da margem de erro. No entanto, o salto de Lula é relevante: saiu de 5% em 21 fevereiro de 2021 e foi para 17% em 11 de março, data da última pesquisa XP/Ipespe, chegando em abril a 21%. Bolsonaro, por sua vez, tinha 25% em março e está entre a queda e a estagnação.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.