Prefeito Alan Macêdo assina contrato de rateio e lixo hospitalar de Milhã passará a ter destino adequado

Devido ao risco que representam, esses materiais não podem ser descartados como lixo comum


Foto/Divulgação

O gerenciamento de resíduos hospitalares exige adequado manejo para evitar que esses materiais se tornem veículos de doenças ou gerem riscos de acidentes durante o tratamento. Os resíduos — conhecidos como RSS — são produzidos diariamente em hospitais, clínicas, laboratórios e diversas instituições da área de saúde. Devido ao risco que representam, esses materiais não podem ser descartados como lixo comum. Ou seja, devem passar pelos processos de coleta, armazenamento, transporte e tratamento diferenciado.

Mediante isso, o novo prefeito de Milhã, Alan Macêdo (PL), assinou nessa quarta-feira, 13 de janeiro, o contrato de rateio da Gestão do Lixo Hospitalar, uma iniciativa dos municípios que integram o Consorcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul - CODESSUL. 

Foto/Divulgação

Ao lado do superintendente do Consorcio, Vanier Silva e acompanhado do secretário de Agricultura, Wilk Rafael; secretária de Saúde, Jamine Borges e a diretora de Meio Ambiente, Chirlei Pinheiro, Alan assinou o documento e frisou que o bom gerenciamento objetiva proteger a saúde da população, reduzir os riscos operacionais durante o manejo e evitar que os insumos prejudiquem o meio ambiente. 

"A gestão hospitalar precisa se adequar às normas estabelecidas, já que elas influenciam no nível de qualidade do gerenciamento dos resíduos hospitalares. Ou seja, é fundamental estar em conformidade com os protocolos propostos pelas esferas municipais, estaduais e federais." Pontuou o prefeito. 

O CODESSUL construirá nos próximos meses uma central de resíduos em cada um dos oito municípios consorciados (Milhã - Senador Pompeu - Solonópole - Deputado Irapuan Pinheiro - Mombaça - Pedra Branca - Piquet Carneiro e Acopiara), que serão responsáveis por receber e dar o destino adequado aos diversos tipos de resíduos produzidos. Em síntese, essa medida será mais uma passo para implantação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos e do Plano Regional de Coleta Seletivas Múltiplas.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.