Ceará: Aulas presenciais devem voltar em setembro, diz Camilo

Camilo também divulgou a passagem de fases na Região Metropolitana da capital, Norte do Ceará e na Região do Cariri


O governador do Ceará Camilo Santana anunciou no fim da manhã deste sábado (1°) que as escolas e universidades, públicas e privadas, não vão retornar as aulas presenciais no mês de agosto, com previsão de retorno apenas no início de setembro, se os indicadores epidemiológicos permanecerem favoráveis. Bares e cinemas não têm previsão de retorno, segundo o governador. As informações são do G1

Camilo também divulgou a passagem de fases na Região Metropolitana da capital, Norte do Ceará e na Região do Cariri.

Como fica o plano de retomada por região:

Fortaleza segue na fase 4 (cinemas e bares ainda não têm permissão de funcionamento)
Municípios da Macrorregião de Fortaleza avançam para a fase 4;
Macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe continuam na fase 2;
Macrorregião Norte segue para a fase 2;
Macrorregião do Cariri segue para a fase 1;

Pais vão ter opção

A discussão sobre a retomada das aulas presenciais segue neste mês e aulas remotas devem ser mantidas como opção. "Esse setor também estará opcional. Mantendo a garantia de que os pais e alunos terão a garantia da continuidade do atendimento remoto por conta das unidades escolares e universitárias. Esse é um processo de importante discussão. Vamos manter o mês de agosto aprofundando essa discussão com o comitê e os cientistas", disse Camilo.

Desde o dia 20 de julho, Fortaleza está na fase 4 da reabertura gradual da economia no Ceará. Nesta semana, as academias voltaram a funcionar, com 30% da capacidade, e as barracas de praia tiveram o horário de funcionamento estendido até as 23h. Escolas, bares, shows e cinemas não foram liberados. Na noite desta quinta-feira, clientes voltaram a frequentar os estabelecimentos na Praia do Futuro no período noturno em busca principalmente da tradicional caranguejada cearense.

O plano de retomada das atividades não essenciais foi pensado com um ciclo de transição e mais quatro fases, cada uma durando, pelo menos, 14 dias. Os municípios do Ceará estão em diferentes estágios em relação ao plano conforme a gravidade do cenário da doença, sendo a capital a cidade com maior nível de reabertura.

Relembre a evolução do avanço das fases em Fortaleza

Em Fortaleza, a chamada fase de transição, com duração de sete dias, teve início dia 8 de junho com a abertura de shoppings em horário reduzido.

Na fase 1, os centros de compras puderam funcionar com 50% da capacidade.

Na fase 2, restaurantes puderam abrir de 9h as 16h.

Na terceira etapa, os shoppings puderam funcionar com 100% da capacidade e as atividades físicas individuais liberadas em calçadões e praças.

Barracas de praia e partidas de futebol voltaram na segunda semana da 3ª etapa, em 13 de julho.

A quarta etapa teve início dia 20 julho com Fortaleza abrindo restaurantes até as 23h e permitindo atividades religiosas com 100% do público.

Na segunda semana da fase 4, iniciada dia 27 de julho academias foram autorizadas a voltar com 30% da capacidade e as barracas de praia com horário ampliado até 23h.

Os números da pandemia no Ceará

O número de casos confirmados da Covid-19 no Ceará está perto de 176 mil diagnósticos positivos segundo a atualização dos dados deste sábado (1º). Até esta sexta, eram cerca de 174 mil

Fortaleza concentra os maiores índices do coronavírus, em seguida, no número de casos, estão as cidades de Sobral e Juazeiro do Norte.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.