No mesmo dia que o The Lancet publicou uma nota de preocupação dizendo que está realizando uma auditoria no estudo da hidroxicloroquina para Covid-19, que envolveu mais de 96 mil pacientes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que retomará os testes com a droga para a doença pelo novo coronavírus.
A decisão, compartilhada em entrevista coletiva na quarta, 03/06/2020, foi baseada nas evidências atuais sobre mortalidade envolvendo a hidroxicloroquina e a cloroquina. Apesar da liberação, o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, reforçou que o Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados, do Grupo Executivo do projeto SOLIDARITY, vai continuar atento e acompanhando os estudos. Mas neste momento, a recomendação dos membros do comitê é que “não há motivos para modificar o protocolo”.
A cloroquina é uma das substâncias consideradas promissoras para o tratamento, por isso entrou no projeto SOLIDARITY da OMS, em março deste ano, um estudo colaborativo mundial para avaliar a ação das principais drogas no tratamento da Covid-19. Até o momento, mais de 3.500 pacientes foram recrutados em 35 países.
Portal DM - O seu informativo digital