Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil

O brasileiro de 61 anos esteve na Itália entre os dias 9 ao dia 21 de fevereiro, e voltou ao País na última sexta-feira, 21, com sintomas gripais


Após suspeitas, o primeiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira, 26. O brasileiro de 61 anos esteve em viagem a trabalho na Itália entre os dias 9 ao dia 21 de fevereiro, e voltou ao País na última sexta-feira, 21, com sintomas gripais.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou que o homem decidiu procurar ajuda médica após uma reunião com familiares. Segundo o ministro, o grau de letalidade do vírus na América Latina está sendo estudado pela instituição e o monitoramento será constante. O paciente deve permanecer em casa em isolamento respiratório por 14 dias, acompanhamento de médicos e outros profissionais.

O resultado do primeiro teste do brasileiro foi positivo para o vírus, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Segundo a instituição, o paciente foi atendido na segunda feira, 24, e a Vigilância Epidemiológica estadual notificada na terça-feira, 25. O resultado do teste de contraprova já havia sido confirmado anteriormente pelos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo.

Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já solicitou à companhia aérea a lista de passageiros que estavam no mesmo voo do passageiro e aumentou a criticidade no monitoramento de voos internacionais de países provenientes onde há casos confirmados de coronavírus. O período em que o homem esteve na Itália a trabalho, do dia 9 ao dia 21 de fevereiro, coincide com a explosão de casos no país europeu. Na região, 11 mortes já foram confirmadas até então.

Com a confirmação do primeiro caso, o Ministério da Saúde continua acompanhando outras suspeitas. Desde o início do monitoramento, 55 suspeitas do COVID-2019 foram descartadas no Brasil.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.