Foram 30 quilos a mais que o último queijo gigante produzido na cidade
Quixeramobim voltou a superar o se próprio recorde de produção do maior queijo coalho do mundo. Diante do público que compareceu à abertura da 11ª Feira de Negócios do Sertão Central (FAICQ), o prefeito Clébio Pavone, acompanhado do secretário municipal do Desenvolvimento Agropecuário. Com informações do Diário do Sertão Central
Kolowyskys Dantas e do engenheiro agrônomo Claudio Coutinho, conferiu o peso do super queijo numa balança eletrônica armada diante do palco da FACIQ. Foram 1.390 quilos.
Houve até euforia quando o visor digital apontou 1.490 quilos, mas havia a necessidade da dedução dos 100 quilos da forma de madeira, aferindo a marca de 1.390 quilos. Mesmo assim mais um recorde foi batido. “A expectativa era de alcançar os 1.400 quilos, já que foram utilizados dois mil litros de leite a mais em relação ao último queijo. Faltaram apenas 10 para alcançar o planejado. Mesmo assim foram 30 quilos a mais que o último queijo gigante produzido na cidade, em 2015, quando marcou exatos 1.360 quilos“, comentou Kolowyskys Dantas.
Claudio Coutinho acrescentou que no desafio do próximo ano haverá mobilização para a captação de 16 mil litros, produzindo um queijo ainda maior, já que apesar de ter sido utilizado dois mil litros de leite a mais, o acréscimo foi de apenas 30 quilos.
Antes de começar a distribuir as fatias do queijo com o público o prefeito Clébio Pavone agradeceu a parceria do Sebrae, representando pela sua articuladora regional, Camila Braga, e dos pecuaristas do Município, considerado o maior produtor de leite do Ceará.