Preocupante! Chuvas irregulares dificultaram recargas hídricas nos açudes do Ceará

O problema se torna ainda mais evidente diante da redução das chuvas nos últimos dias


Os três maiores açudes do Ceará permanecem com reduzido volume de água na atual quadra chuvosa. Castanhão (5,4%), Orós (9,0%) e Banabuiú (7,9%) são estratégicos para o abastecimento de dezenas de cidades cearenses e de milhões de moradores.

O problema se torna ainda mais evidente diante da redução das chuvas nos últimos dias. O cenário, no entanto, já era previsto por especialistas. No último fim semana, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em apenas três municípios. Foi a primeira vez no ano que o Estado teve 24 horas com pluviometria em apenas uma cidade, como ocorrido no último domingo. A partir de hoje, a previsão do órgão é de retorno das precipitações, porém, com menos intensidade das que foram observadas nos três primeiros meses da quadra chuvosa, que se encerra neste mês, cujo volume médio histórico para o período é de 90.6 milímetros, inferior até que a média de janeiro (98.7 mm), mês de pré-estação.

Previsão

A Funceme prevê retorno das precipitações a partir de hoje em todas as regiões do Estado por causa da reaproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema que traz chuvas nesta época do ano. "Não podemos prever se será um retorno demorado e mais intenso. Neste ano, as chuvas ficaram bem dentro da previsão da Funceme, que apontou tendência de chuvas mais intensas na região Norte e abaixo da média no Centro-Sul cearense", explica Fritz.

Na atual quadra chuvosa, ocorreu o fenômeno El Niño (aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical) que, embora tenha atuado de forma tímida, contribuiu para a diminuição das chuvas no Ceará. "As condições meteorológicas do Oceano Atlântico Tropical Sul eram bem favoráveis", lamenta Fritz. "Não tivemos grandes aglomerados conectivos de nuvens de chuva, por isso houve muita irregularidade espacial e temporal", conclui.

- Portal DM via Diário do Nordeste -

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.