Na Operação, serão priorizadas ações preventivas para a redução da violência do trânsito e de acidentes
A Semana Santa é um dos feriados mais importantes do Cristianismo, com missas, procissões e eventos especiais. Apesar de não possuir o mesmo caráter festivo do Carnaval, o feriado também é caracterizado pelo aumento significativo do fluxo de veículos nas rodovias federais.
Neste contexto, a PRF/CE desenvolverá da 00h de quinta-feira (18) até as 23h59 de domingo (21/04) a Operação Semana Santa 2019, reforçando o policiamento ostensivo e preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e crimes.
Na Operação, serão priorizadas ações preventivas para a redução da violência do trânsito e de acidentes relacionados ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante, às ultrapassagens indevidas, ao uso inadequado do cinto de segurança e da cadeirinha para transporte de crianças, e ocorrências envolvendo motocicletas ou ciclomotores.
O planejamento das ações levou em consideração a análise de dados estatísticos com foco no comportamento dos motoristas e nas características dos acidentes graves, ou seja, acidentes que resultem em vítima fatal ou vítimas feridas gravemente. A análise permitirá a otimização dos recursos humanos e materiais da instituição, focando a fiscalização em pontos e horários críticos para coibir comportamentos de risco.
A PRF/CE atua em todo o estado e possui unidades descentralizadas nas cidades de Caucaia, Canindé, Russas, Sobral e Icó, e em todas elas serão realizados reforços na fiscalização. A grande preocupação, contudo, é sempre a saída e o retorno da Capital, quando o volume de tráfego aumenta consideravelmente.
Em 2018, durante a Semana Santa, foram registrados 26 acidentes, 31 feridos e quatro mortes nas rodovias federais do Ceará.
Abertura da Operação
A abertura da Operação acontece na quinta-feira, 18, das 09h às 11h, na Unidade Operacional da PRF em Eusébio, km 19 da BR-116.