Meteoro cai na costa do Rio Grande do Sul e ilumina céu na madrugada

As imagens foram capturadas por câmeras das estações da Bramon em Taquara, cidade da região metropolitana de Porto Alegre


Um meteoro se desfez nos céus brasileiros durante a madrugada da última sexta-feira (12), registraram câmeras da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros). O artefato caiu sobre costa do Rio Grande do Sul, mas não chegou a tocar no mar - longe disso. 

As imagens foram capturadas por câmeras das estações da Bramon em Taquara, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, e Monte Castelo, localizada no norte do estado de Santa Catarina. O clarão causado pelo meteoro, no entanto, foi captado em cinco estações da organização especializada em acompanhar estes acontecimentos.

Em uma publicação em seu site oficial, a Bramon analisou as imagens e afirmou que o objeto era um meteoro com peso entre 6,3 e 16 quilos. Ele entrou na atmosfera terrestre sobre o Oceano Atlântico e acelerou até uma velocidade de 122,2 mil km/h. No trajeto dentro da atmosfera, o meteoro acabou consumido de forma completa quando estava a 36,83 quilômetros de altitude. Ele se desfez a cerca de 145 quilômetros de distância da costa do Rio Grande do Sul. 

O meteoro da última sexta-feira foi o quarto analisado pela organização nos últimos 30 dias. (Portal DM com informações do UOL Notícias)

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.