Ceará já acumula quase o dobro de água que havia nos açudes em abril de 2018

Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)


O ano de 2019 traz um número esperançoso para o cearense. Só nestes primeiros 100 dias, com as fortes chuvas, foram registrados até esta quarta-feira (10) aporte de água em 143 dos 155 açudes do estado. Ao todo, 29 deles estão com 100% da capacidade, a maioria na Região Metropolitana de Fortaleza.

O aporte 1.777.019.444 m³ representa apenas 17,64% do que é possível acumular mas, em 2018, este número foi de 9,40%. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Em 1º de janeiro, o acúmulo era de 1,99 bilhão de m³, o que representa 10,68% da capacidade total dos açudes. De acordo com o site da Cogerh, houve aumento de 1.025.226.195 m³ do volume armazenado.

Considerando a estimativa do volume evaporado e o volume liberado neste período, houve aumento de 1.777.019.444 m³ somando as 12 bacias do estado.

Até 9 de abril deste ano, os 155 açudes do estado já somam 3,29 bilhões de acúmulo nos reservatórios. Esse número representa 17,64%. Há um ano, o volume era de 1,75 bilhão de metros cúbicos, cerca de 9,40%. Das doze bacias do Ceará, apenas duas não registraram algum açude com acúmulo total: a do Médio Jaguaribe e a da Serra da Ibiapaba.

Na bacia de Acaraú, os açudes de Sobral (Sobral), São Vicente (Santana do Acaraú), Jenipapo (Meruoca) e Acaraú Mirim (Massapê) estão com 100% da capacidade (4). No Alto Jaguaribe, Valério (Altaneira) e Caldeirões (Saboeiro) também estão com volume total (2). Em Russas, no Baixo Jaguaribe, o Santo Antônio de Russas também está com aporte total (1). 7

Na bacia de Banabuiú, apenas o São José I, em Boa Viagem, está com volume completo (1). Na bacia Coreaú, são seis ao todo: Várzea de Volta (Moraújo), Tucunduba (Senador Sá), Trapiá III (Coreaú), Itaúna e Gangorra (Granja) e Diamantino III (Marco) estão com 100% da capacidade. (6)

Na bacia de Curu, apenas o açude Itapajé, na própria cidade, está cheio (1). Na do Litoral são quatro(5): São Pedro Timbaúba (Miraíma), Quandú, Gameleira e Poço Verde (Itapipoca) e Patos (Sobral). Nas bacias metropolitanas, maior número de cheias: Tijuquinha (Baturité), Maranguapinho e Itapebussu (Maranguape), Germinal (Palmácia), Cocó (Fortaleza), Cahuipe (Caucaia) e Batente (Ocara) (7). Na bacia do Salgado, apenas o açude Gomes, em Mauriti, está com o aporte total (1). No Sertão dos Inhamúns, apenas a Barragem do Batalhão, em Crateús (1).

Só no mês de março, o Ceará registrou chuvas 20% acima da média histórica. É a maior porcentagem da década para o mês. Nas últimas 24 horas, choveu em 66 municípios em todo o estado. As maiores chuvas foram em Orós (56mm), Tabuleiro do Norte (29.8mm) e Salitre (24mm). A previsão para a quarta-feira é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões. (Portal DM com informações do Tribuna do Ceará)

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.