Açude corre risco de se romper e causar tragédia com cerca de 8 mil pessoas no Ceará

A parede do sangradouro está deteriorada, com infiltrações e diversas rachaduras


Construído sem licença da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH), o Açude Luiz Carlos, em Pacajus, que está sangrando há três dias, apresenta risco iminente de estourar. A parede do sangradouro está deteriorada, com infiltrações e diversas rachaduras. Mais de oito mil pessoas, residentes no bairro Coaçu temem o rompimento do reservatório.

Construído há cerca de 40 anos, com recursos particulares, o reservatório só passou por três reformas ao longo das últimas quatro décadas. “Isso aqui pode romper a qualquer instante. Está muito perigoso, ninguém consegue mais viver com tranquilidade”, desabafa a doméstica Claudiane Lima, que mora há poucos metros da barragem. É justamente essa aproximação do açude com os imóveis que causa temor as famílias da comunidade.

“Se isso aqui estourar, não vai sobrar nada. É muita água, ela vai sair arrastando tudo pela frente”, detalha a dona de casa Marilene Araripe da Silva. Ela mora no bairro há 34 anos. Conforme relembra, “a situação sempre foi delicada, mas tem se agravado nos últimos anos”.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.