Milhã é destaque no combate ao Aedes Aegypti, aponta o primeiro LIRA de 2019

O LIRA é um programa do Ministério da Saúde responsável pelo mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti




A cidade de Milhã está de parabéns em especial os guerreiros que diariamente trabalham no combate ao Aedes aegypti. O município foi um de apenas dois da região classificado no baixo índice (faixa verde) de infestação do mosquito Aedes Aegypti, apresentando referência de 0,7%, percentual, valor abaixo do considerado aceitável pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.

O resultado obtido no primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA) de 2019, mais uma vez, a cidade na faixa verde, representando baixo risco para ocorrência de doenças causadas pelo mosquito, como Dengue, Zika e Chikungunya.

“Nós da Secretaria Municipal de Saúde comemoramos mais uma vez esse resultado, que foi adquirido com muito esforço e dedicação de nossos Agentes de Endemias, com o constante trabalho de prevenção e conscientização da população liderado pelo coordenador Elineudo. Temos todo o apoio do prefeito Darlan e com isso os trabalhos estão se mostrando cada dia mais proveitosos com resultados como esse”, frisou a secretária Geomacia Pinheiro.

As ações de combate aos criadouros do mosquito são realizadas o ano inteiro, mesmo nos meses de baixa incidência de doenças como a Dengue, e intensificados nos meses mais propícios para o aparecimento do mosquito. “Só temos que comemorar e continuar com o trabalho, visando obter sempre resultados positivos”, disse o coordenador do Controle de Endemias, Elineudo, explicando que o resultado mostra também o envolvimento da população com o trabalho de conscientização realizado pelos Agentes.

O LIRA é um programa do Ministério da Saúde responsável pelo mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti, identificando os criadouros predominantes e a situação de infestação do município. Ele permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.