Cartas espalhadas em viaduto atacado ameaçam Governo do Ceará por mudanças no sistema prisional

As cartas, vistas por equipe do programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro/SBT, têm datas anteriores à fala do secretário


Cartas deixadas em torno do viaduto da BR-020, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, que sofreu tentativa de explosão na madrugada desta quinta-feira (3), fazem ameaças ao Governo do Estado diante da possibilidade de mudanças no sistema prisional.

Fortaleza e Região Metropolitana viveram série de ataques horas depois de o novo secretário de Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, afirmar que não manterá divisão de presídios por facções.

As cartas, vistas por equipe do programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro/SBT, têm datas anteriores à fala do secretário, dias 23 e 28 de dezembro, mas coincidem com o anúncio de que Albuquerque assumiria gestão dos presídios cearenses. O Governo do Estado anunciou a nova pasta em 21 de dezembro.

No papel datado de 23 de dezembro, criminosos pedem trégua entre facções para que o alvo se torne o Governo. A justificativa seria a intenção do governador Camilo Santana de trazer para o Estado a Força de Intervenção Penitenciária Integrada (Fipi), que atuou no Ceará em 2016, após rebeliões. A Fipi foi idealizada e coordenada pelo novo secretário.

A carta diz ainda que não é necessária “mudança radical”, pois o estado estaria “controlado”. No papel, consta ameaça de explosões a pontes, viadutos, linhas de trem e metrô.

O segundo “informativo” localizado pela equipe do programa Barra Pesada/TV Jangadeiro, de 28 de dezembro, volta a dizer que as cadeias estão “tranquilas” e que a situação pode mudar de acordo com as atitudes do Governo.

O conteúdo ainda faz suposta denúncia de que faltam materiais básicos na rotina dos presídios como fardamento, material de limpeza e de higiene pessoal. [Portal DM com informações do Tribuna do Ceará]

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.