Ceará é o Estado do Semiárido brasileiro que ficou mais verde em 2018

Caatinga alcançou maior nível de recuperação e desenvolvimento nos últimos meses



Os cearenses podem comemorar, pois estão no Estado do Semiárido brasileiro onde a Caatinga alcançou maior nível de recuperação e desenvolvimento nos últimos meses. Isso ocorreu em função do volume de chuvas na região, durante o período de fevereiro a maio, tendo o mês de abril sido o mais chuvoso de 2018 no Estado.

Pela imagem de satélite desta semana, representada no quadro, é possível observar, em poucos segundos, praticamente todo o Ceará verde, ou seja, a cor demonstra a grande quantidade e vigor da vegetação da Caatinga no Estado, em resposta às condições climáticas favoráveis.

O mapa foi produzido de acordo com o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), realizado com técnicas de sensoriamento remoto, que permite a representação e a análise da condição da cobertura vegetal de uma determinada área ou região, sem que seja necessário o contato direto com ela. Ou seja, as informações são coletadas remotamente, por intermédio de satélites, cujos sensores são capazes de identificar se as folhas estão verdes, secas ou sob estresse hídrico moderado.

Esses dados de satélites são importantes para auxiliar no planejamento da agricultura familiar, atividade econômica predominante no Ceará, pois quando associados a informações de previsão climática, é possível identificar tendências e realizar prognósticos favoráveis ou não à produção agrícola. [com informações do Diário do Nordeste]

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.