Os dados apontam o crescimento nos níveis de alfabetização no Estado e um melhor desempenho de aprendizagem dos últimos dez anos
Na manhã da última quinta-feira, 22 de fevereiro, o prefeito de Milhã, Darlan Dantas, acompanhado da secretária de Educação, Sheila Pinheiro, participaram da solenidade realizada no Palácio da Abolição, onde o governador do Ceará, Camilo Santana e o secretário de Educação do Estado, Ildivan Alencar, divulgaram oficialmente os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).
Além dos gestores milhaenses mais duas filhas de Milhã estavam no evento, Ruth Pinheiro e Eranteuma Holanda representantes da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 14.
Os dados apontam o crescimento nos níveis de alfabetização no Estado e um melhor desempenho de aprendizagem dos últimos dez anos. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), há 10 anos, o índice era de 39,9%. No ano passado, apenas 4,7% dos estudantes encontravam-se no padrão "não alfabetizado". Ao todo, participaram da pesquisa 303.4 mil alunos de 4.347 instituições de ensino. As avaliações com os estudantes foram realizadas de 28 a 30 de novembro de 2017.
O levantamento também destaca que subiu de 45 para 84 municípios os melhores padrões em português no 5º ano; 182 cidades estão no melhor padrão de desempenho em alfabetização; o resultado do 9º ano cresceu em português e matemática e reduziu de 13 para seis municípios no padrão crítico em matemática no 5ª ano.
O desempenho dos jovens do 5º ano do Ensino Fundamental na rede pública apresentou um aumento de 49,3%, enquanto em 2008, o percentual era de 6,9%. Já em matemática o número foi de 36%, quando em 2008 se registrava 3,6%.