As previsões são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
O último fim de semana do mês de janeiro deve ser chuva e nebulosidade variável em todas as regiões do Ceará, segundo a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com o órgão, imagens de satélites mostraram nuvens em todo o Estado que estão associados à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), responsável pelas chuvas durante a pré-estação.
Já para esta sexta, há a previsão de chuvas ao longo do dia na faixa litorânea do Estado, na região Jaguaribana e no Cariri. O órgão ressalta que os sistemas responsáveis pelas chuvas da pré-estação, como o VCAN, mudam suas posições rapidamente, alterando as condições para as chuvas.
Desde as 7h desta quinta (25) para as 7h desta sexta-feira (26), foram registrados chuvas em 27 municípios cearenses. As cidades com as maiores precipitações foram em Ipu, com 73 mm, e na macrorregião de Ibiapaba, com 46 mm.
Chuvas acima da média
Na última segunda-feira (22), o órgão divulgou a previsão para os acumulados de chuvas durante os meses de fevereiro, março e abril deste ano. Segundo os resultados, há 40% de chances das chuvas serem acima da média no Estado, 35% dentro da normalidade e 25% abaixo do normal. Entretanto, a Fundação alerta que o volume ainda não é suficiente para mudar a realidade dos reservatórios do Estado, como o açude Castanhã e Orós. (Com informações do Tribuna do Ceará)