Coreia do Norte dispara projétil que aparenta ser um míssil balístico

Segundo declaração dos Chefes de Estado Maior Conjunto do Sul, o lançamento partiu dos arredores da cidade de Wonsan.

A Coreia do Norte disparou há algumas horas um projétil que aparenta ser um míssil balístico. O objeto caiu nas águas da zona econômica do Japão, de acordo com informações divulgadas por autoridades da Coreia do Sul e do Japão.

O disparo feito pelo Coreia do Norte é o mais recente de uma série de lançamentos ocorridos em meio a testes recentes, com o objetivo de desenvolver projéteis nucleares que possam chegar ao continente americano.

Nenhum dano aparente

Segundo declaração dos Chefes de Estado Maior Conjunto do Sul, o lançamento partiu dos arredores da cidade de Wonsan, na costa leste da Coreia do Norte. A agência acrescentou que o país disparou o que deve ser um míssil balístico tipo Scud, que voou cerca de 450km.

O chefe de gabinete japonês, Yoshihide Suga, disse que o projétil norte-coreano caiu dentro da exclusiva zona econômica marítima do Japão. Ele acrescentou que, até o momento, não havia nenhum relatório de possíveis danos causados naquela zona marítima.


Estados Unidos é o limite

A Coreia do Norte aumentou os testes de disparo de mísseis balísticos nos últimos meses, já que busca construir mísseis com ponta nuclear que possam atingir os EUA. A avaliação é de que o país ainda deve demorar vários anos para alcançar esse objetivo.

Mas cada novo teste pode aproximá-lo de um êxito. Os programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte são talvez os maiores desafios políticos para os novos líderes nos aliados Washington e Seul.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA COM AMIGOS

Publicidade
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.