Funceme divulga Nota a respeito de vendaval e raios no Ceará

No esclarecimento a Funceme ressalta que este ano algumas regiões cearenses já receberam precipitações intensas.

A mensagem de alerta sobre possível vendaval com raios em vários municípios divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) deixou a população cearense em pânico. Uma nota sobre o caso foi divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Segundo o INPE há uma grande possibilidade de vendaval, com chuvas intensas e raios em várias regiões do Ceará, incluindo o Sertão Central , nesta sexta-feira, 03.

Para tranquilizar a população, ainda na madrugada desta sexta-feira (3) a Funceme emitiu uma nota esclarecendo o fato. Segundo o órgão há sim uma grande possibilidade de chuvas intensas em algumas regiões do Ceará, com possibilidade de rajadas fortes de vento, raios e trovões durante todo o dia, entretanto, conforme meteorologistas da Funceme, apesar de existir a tendência de precipitações entre moderadas e intensas, não há motivos para pânico. 

Os especialistas esclareceram que as chuvas previstas deverão ocorrer como normalmente se observa durante a quadra chuvosa no Ceará, quando há nuvens mais desenvolvidas, consequência da atuação direta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).


No esclarecimento a Funceme ressalta que este ano algumas regiões cearenses já receberam precipitações intensas como as previstas para esta sexta-feira, mais comuns a partir de março, quando o quadro meteorológico é favorável para as chuvas.

Leia outras matérias, clique ~> www.portaldm.net

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA COM AMIGOS

Publicidade
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. USE COM RESPONSABILIDADE.